A presidenta Dilma Rousseff deve anunciar, durante a cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a dos contratos de concessão dos aeroportos de Confins – Belo Horizonte, Galeão – Rio de Janeiro e um terceiro que ainda não foi confirmado, mas que há especulações em torno dos aeroportos de Salvador – Bahia e Recife – Pernambuco. Essas concessões vêm somar-se às dos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília que já foram licitadas. 5rpn
Dados da Infraero, mostram o número de ageiros que utilizaram os terminais a ser concedidos entre Janeiro e Abril deste ano. Pelo aeroporto do Galeão, aram 5,7 milhões de ageiros, enquanto Confins recebeu 3,4 milhões no mesmo período. Já Salvador recebeu 2,7 milhões de pessoas e Recife, registrou 2,2 milhões de usuários.
A decisão de entregar mais três aeroportos à iniciativa privada, surgiu diante da preocupação da presidenta Dilma com o andamento dos investimentos públicos e privados no setor. Já foi provado que o número de ageiros cresce mês após mês e com as novas concessões, o governo espera estimular o interesse de empresas privadas do setor aeroviário a investirem no Brasil, o que resultaria no “desafogamento” dos aeroportos brasileiros.